terça-feira, 21 de abril de 2015

VISÃO DO CORREIO BRAZILIENSE:"MENOS ARMAS, MAIS EDUCAÇÃO".
matéria editada no dia 16 de abril de 2015.

Estimados (as) Pacificadores (as),

O Correio Brazilense do dia 16 de abril de 2015, traz sua visão sobre as armas, afirma: "Menos Armas, Mais Educação". Nós concordamos totalmente com a visão do C.B. E vamos um pouco mais, "Menos Armas, Mais Vidas Salvas, Poupadas", vidas que não serão vítimas da brutalidade da violência pelas as armas de fogo, que são responsáveis por quase 80 % dos homicídios em nosso pais, que na matéria Visão do Correio, registra mais 55 mil mortes por ano.

Serão vidas salvas para se educar, viver plenamente a vida que todos nós temos o direito de vivê-la, mas, são milhares de vítimas que todos os anos perdem aquilo que mais é importante na existência, perde sua vida, sua oportunidade de expressar e vivenciar o que a Vida lhe permite em toda sua abrangência física, cósmica e universal.

Pensemos, reflitamos, não dá para concordar com o que está para acontecer no Congresso Nacional, quando Deputados Federais favoráveis a revogação da Lei 10.826/2003 - Lei do Estatuto do Desarmamento - o mais efetivo Controle de Armas em nosso país, copiado por diversos países, prevenção com P maiúsculo, pela revogação possa liberar o porte de armas que atualmente  é proibido, ou seja, com essa revogação, teremos maior circulação de armas, como consequência maior danos e a possibilidade de aumentar exponencialmente o número de mortes por armas de fogo no Brasil.

Em vez de revogar o Estatuto do Desarmamento, devemos é trabalhar permanentemente por uma segurança pública mais fortalecida, apoiada por toda a sociedade, e, principalmente, uma educação com E maiúsculo, ou seja, Educação e não somente uma excelente instrução formal e obrigatória. O Ser Humano Educado não mata, não destrói, preserva, respeita. Mas, a destruição em nosso planeta e o desrespeito aos direitos da pessoa humana, na sua maioria, é produzida, protagonizada e mantida por seres humanos bastante instruídos. Instrução não é por si só educação, é um instrumento dela. Educação é muito mais. Educação não é um caminho, Educação é o caminho.



Um amigo e irmão o Professor, Psicólogo, Especialista em Segurança Pública, Policial Federal Aposentado Deusimar Wanderley, também, ​favorável á manutenção do Estatuto do Desarmamento e pela proibição de porte de armas no Brasil, fala: "será que não se enxerga quanto mais armas, mais mortes”, veja você Almir! quanto mais mosquito da dengue, maior surto de dengue em nosso país, mesmo com todo o trabalho de prevenção, mas, se a proliferação do mosquito da dengue for sem um controle rígido, com a educação e consciência da população teremos mais dengue, assim também, acontecem com as armas, mais armas circulando, mais mortes. 

Ele também falou e concordou com conosco, de que as armas em mãos adequadas pode trazer segurança, e, elas são: as forças de segurança pública constituídas em nosso país, que com recurso e valorização, tem competência e experiência para se fazer o melhor para a sociedade brasileira.

Mas, para isso, precisamos investir mais recursos em segurança pública, na formação e qualificação da gestão, na valorização dos profissionais e da participação da sociedade civil organizada e a sociedade em geral, (no papel que cabe á sociedade) para que elas, juntos, nos deem a segurança que precisamos ter e não o cidadão portar arma, com a falsa sensação de que estará seguro com ela, na falsa sensação de que estará ajudando na prevenção, o cidadão (ã) com arma não estará seguro como pensa que pode estar, estará em permanente perigo! A arma de fogo, dizem os especialistas, é um excelente instrumento de ataque, mas, ao mesmo tempo, é um péssimo instrumento de defesa, devido ao fator surpresa. 

O papel do cidadão (ã) é outro e pode ajudar e muito. O cidadão (ã) que busca tranquilidade e paz pelas armas, possivelmente, perde essa tranquilidade e paz automaticamente, tanto, pelo porte (sensação falsa de segurança) e pelo uso da mesma. 

Reflitamos!!!!!

Paz Pela Paz

Almir Laureano
Rede Desarma Brasil
Grande Oriente do Brasil
Movpaz


Nenhum comentário: